
Um caça J-15, pertencente à aviação naval da Marinha Chinesa, caiu durante um voo de treinamento na província de Hainan, no sul da China. O incidente foi relatado por usuários chineses na rede X e rapidamente ganhou atenção nas redes sociais.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O piloto conseguiu ejetar com sucesso e foi encontrado por moradores locais, apresentando apenas ferimentos leves. Segundo um vídeo publicado online, é possível observar que a aeronave perdeu o empuxo de ambos os motores antes de cair.
A aeronave J-15 é a principal da aviação naval da China e a única em operação a partir dos porta-aviões Liaoning e Shandong. No futuro, também será utilizada no porta-avião Fujian, com uma versão especial denominada J-15T.

O J-15 pode ser empregado tanto para a defesa aérea de formações navais quanto para a guerra antinavio, sendo equipado com mísseis antinavio YJ-83K e YJ-12. Seu design é baseado no Su-33, desenvolvido a partir do protótipo T-10K, que foi adquirido da Ucrânia. Os primeiros lotes da aeronave contavam com motores russos AL-31F, mas modelos mais recentes utilizam motores chineses WS-10.
Fonte e imagens: mil.in.ua / X @Alade_Archaman. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.